A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação “Al Capone”, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. A ofensiva mobilizou dezenas de agentes e visa cumprir cerca de 100 medidas judiciais, entre elas 25 mandados de busca e apreensão.
A investigação aponta para um esquema sofisticado de ocultação de patrimônio, operado por meio da criação de empresas de fachada em nome de "laranjas". Essas pessoas jurídicas fictícias eram usadas para mascarar a origem de dinheiro proveniente de diversas atividades criminosas. Para justificar movimentações financeiras incompatíveis com a realidade dos investigados, o grupo falsificava documentos e registrava bens em nome de terceiros.
O nome da operação faz referência ao mafioso Al Capone, célebre por empregar mecanismos de lavagem de dinheiro nos Estados Unidos durante a década de 1920. Assim como o criminoso histórico, os alvos da operação utilizavam empresas falsas para legitimar lucros ilícitos, inserindo-os no mercado formal.
A operação é coordenada pela Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro, com o apoio da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN). Auditores fiscais e analistas tributários também atuam na força-tarefa, garantindo o suporte técnico necessário para a análise das movimentações suspeitas.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Foragido por homicídio no Pará é capturado pela Polícia Civil de Rondônia
Governo do Acre decreta emergência em saúde pública por risco de disseminação do sara...
Morre mulher que pilotava bicicleta elétrica sem capacete e se envolveu em acidente
CRIME BRUTAL: Oficial da Marinha acusado de matar os pais do ex-namorado vai a júri popul...
Morre mulher que pilotava bicicleta elétrica sem capacete e se envolveu em acidente
Candeias: Polícia Civil cumpre mandados e afasta servidores em nova fase da Operação "T...
Foragido condenado por matar policial militar morre ao reagir à prisão em Cacoal
Homem de confiança do governador Marcos Rocha é alvo de operação da Polícia Federal